Ação social: Refere-se a qualquer ação que leva em conta ações ou reações de outros indivíduos.
- Origem: "ação social" foi introduzido por Max Weber, em sua obra Ensaios de Sociologia.
Max Weber diferenciou alguns tipos de ações sociais:
- Ações racionais: ações tomadas com base nos valores do indivíduo, mas sem pensar nas consequências e muitas vezes sem considerar se os meios escolhidos são apropriados para atingi-lo.
- Ações instrumentais ações planejadas e tomadas após avaliado o fim em relação a outros fins, e após a consideração de vários meios (e consequências) para atingi-los. Um exemplo seria a maioria das transações econômicas.
- Ações afetivas: ações tomadas devido às emoções do indivíduo, para expressar sentimentos pessoais. Como exemplos, comemorar após a vitória, chorar em um funeral, seriam ações emocionais.
- Ações tradicionais : ações baseadas na tradição enraizada. Um exemplo seria relaxar nos domingos e colocar roupas mais leves. Algumas ações tradicionais podem se tornar um artefato cultural.
NOSSO OBJETIVO: A CAS ADERE À AÇÃO SOCIAL - AÇÕES RACIONAIS ONDE TOMADA PELAS BASE E VALORES.... UM EXEMPLO DISSO É USAR OS 8 OBJETIVOS DO MILÊNIO COMO FERRAMENTA DE TRABALHO.... AJUDANDO A COMBATE AO DESPERDÍCIO E COLABORANDO NA ATIVIDADE DA RECICLAGEM.
Lucas da silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário